A vacinação é importante em todas as idades?

Dr. Eduardo Castanhel – CRM 11935

Devemos estar com as vacinas em dia em todas as idades?

Sim! Saiba que a vacinação é a melhor forma de se proteger de uma variedade de doenças e suas complicações, muitas delas graves, que podem levar até a morte. Não se vacinar, não coloca em risco apenas a sua saúde, mas também de seus familiares e todas as outras pessoas com quem tem contato, contribuindo assim para a proliferação de doenças.

A maioria das doenças prevenidas pela vacinação são transmitidas através de objeto ou pessoa contaminada quando tosse, espirra ou fala. Desta forma, através de pequenas partículas com agentes infecciosos ocorrem o surto de contaminação entre indivíduos não imunizados.

Muitas doenças fatais aos seres humanos até meados do século passado tiveram extrema queda de ocorrências graças à vacinação. Mas não podemos nos acomodar, pois mesmo estando sob controle em nossos dias, elas podem rapidamente voltar a tornar-se epidemia caso o ato de vacinar-se não seja rigorosamente obedecido.

Mas vacinas são eficazes e seguras?

Sim! São seguras e eficazes. Existem rígidos institutos reguladores que controlam a segurança das vacinas, no Brasil é função da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Toda a vacina para ser licenciada passa antes por diversas fases de avaliação para garantir a sua segurança e sua eficácia.

As vacinas são produzidas a partir de microrganismos da própria doença que está prevenindo. Estes estão mortos ou enfraquecidos, de forma que não desenvolverá a doença, mas faz com que o nosso organismo a identifique e construa anticorpos para combatê-la quando for necessário.

Uma pequena parcela de pessoas depois de tomarem uma vacina poderão desenvolver leves efeitos colaterais, como febre baixa ou dor no local da aplicação.

O que muita gente não sabe é de que vacinação não é apenas para crianças. Além de levar seus filhos para serem vacinados, é de extrema importância conhecer quais as vacinas você deve tomar. Existe um calendário de vacinação para cada grupo de pessoas ou faixa etária, classificados em gestantes, prematuros, crianças, adolescentes, mulheres, homens, idosos, ocupacional, viajantes e atletas.

Acesse agora mesmo e conheça este importante calendário de vacinação no web site da Clínica de Vacinas Castanhel em: http://castanhelvacinas.com.br/.


Clínica de Vacinas Castanhel – Acreditada da SBIM (Sociedade Brasileira de Imunização)
Dr. Eduardo Castanhel CRM 11935

Deixe seu comentário