Você sabia que a má conservação das vacinas pode interferir diretamente na eficácia da ação de imunização?

Dr. Eduardo Castanhel – CRM 11935

A forma de armazenamento das vacinas faz toda a diferença!

Saiba que as vacinas, pela própria composição, são produtos extremamente vulneráveis aos agentes físicos como luz e calor.

As temperaturas altas inativam os agentes que compõe as vacinas, por isso é muito importante o acondicionamento em equipamentos dedicados ao armazenamento de vacinas com o controle permanente da temperatura.

As câmaras de conservação deverão ser usadas restrita e exclusivamente para o armazenamento dos imunobiológicos, em hipótese alguma deve-se compartilhar uso com alimentos, bebidas, segue ou outros produtos.

Os equipamentos de armazenamento precisam estar em um ambiente único, longe de quaisquer fontes de calor e mais importante, estar conectado à uma fonte de energia unicamente destinada para o aparelho e redundância na alimentação, com rede elétrica e baterias de longa duração.

Apesar de ser muito comum o uso de refrigeradores domésticos, estes equipamentos são muito susceptíveis a falhas e desprovidos de recurso de monitoramento ou alertas preventivos.

O que muita gente não sabe é que atualmente existem equipamentos embarcados com alta tecnologia para a conservação de vacinas, dotados de diversos recursos para o monitoramento da temperatura, do funcionamento do conservador, e consequentemente segurança na qualidade dos imunobiológicos.

Abaixo podemos visualizar um equipamento de alta tecnologia dotado de diversos sensores e componentes redundantes utilizado em clínicas de vacinas que possuem selo de acreditação da Sociedade Brasileira de Imunização.


Veja maiores detalhes de uma câmara de conservação profissional no link https://goo.gl/dPG9jr

Clínica de Vacinas Castanhel – Acreditada da SBIM (Sociedade Brasileira de Imunização)
Dr. Eduardo Castanhel CRM 11935

Deixe seu comentário