Novembro azul, muito mais do que apenas uma cor!

Novembro Azul

Dr. Eduardo Castanhel
Dr. Eduardo Castanhel CRM 11935

é o nome dado a um movimento internacional que visa conscientizar os homens a respeito do câncer de próstata e da sua própria saúde.

Como surgiu

O movimento teve início no ano de 2003, na Austrália. Nesta época ter bigode estava fora de moda porém, um grupo de amigos resolveram deixar o bigode com o objetivo de atrair a atenção para a saúde masculina.

De início, 30 homens adotaram a medida, surgindo então a Movember Foundation (o nome surgiu com a junção das palavras moustache (bigode) + November (Novembro)), uma organização sem fins lucrativos que busca arrecadar fundos para pesquisar e auxiliar o tratamento de câncer de próstata e outras doenças que atingem os homens.

Desde então, a campanha se espalhou por todo o mundo e hoje, no calendário nacional de prevenção, Novembro Azul é o mês de referência de cuidados com a saúde da população masculina.

A campanha no Brasil

No Brasil, a campanha teve início em 2008, quando trazida pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, juntamente com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). A campanha visa durante este mês, oferecer exames gratuitos ou com descontos e vários eventos em diversas instituições para combater o câncer de próstata.

A campanha, além de conscientizar a respeito do diagnóstico precoce de câncer de próstata e outras doenças, visa quebrar o preconceito em relação ao exame de toque, o qual, por envolver a palpação da próstata pelo reto, acaba sendo motivo de piadinha entre as pessoas.

O câncer de próstata

A próstata é indispensável para a fertilidade, sendo uma glândula localizada abaixo da bexiga e em frente do reto que produz 70% de sêmen.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, ficando atrás somente do câncer de pele. Onde as estatísticas apontam que 1 em cada 6 homens é portador da doença.

O câncer de próstata não tem como ser evitado porém, se diagnosticado precocemente, há cerca de 90% de chance de cura. Daí a importância da realização do exame médico de prevenção anualmente.

O exame, é importantíssimo para homens que possuem 45 anos de idade ou mais e com histórico familiar da doença. Lembrando que, a doença tem maior incidência nos homens negros, homens sedentários, obesos e que possuem uma alimentação inadequada.

Sintomas

Uma boa quantidade dos tumores cresce de maneira muito lenta e levam cerca de 15 anos para atingirem 1cm3.

Desta maneira, grande parte dos homens não apresentam sinais da doença durante a vida.

Nas fases iniciais, a doença não apresenta sintomas, no entanto, quando já encontra-se em estágio avançado, pode apresentar sintomas como:

  • Vontade urgente e repentina de urinar;
  • Dificuldade e dor para urinar;
  • Diminuição do jato da urina;
  • Sensação de que a bexiga não esvaziou completamente mesmo após ir ao banheiro;
  • Dificuldade para iniciar e parar a passagem da urina;
  • Urina em gotas ou jatos sucessivos;
  • Necessidade de fazer força na hora de urinar;
  • Dores na parte baixa das costas (lombalgia) ou na pélvis (abaixo dos testículos);
  • Disfunção erétil;
  • Dor ao ejacular;
  • Sangue na urina ou no esperma;
  • Fortes dores no corpo e dores ósseas;
  • Dor no testículo;
  • Insuficiência renal.

Os sintomas são bem relacionados com a urina pelo fato de a uretra passar pela próstata.

O exame de toque

O exame dura muito pouco tempo, porém o modo como é feito, faz com que muitos pacientes saiam do consultório sem ter realizado o mesmo.

Trata-se de um exame indolor e que não deixa sequelas. Porém muitos homens recusam-se a fazê-lo pois para palpar a próstata, o médico precisa introduzir o dedo no reto do homem, ou seja, penetrar o ânus com o dedo. Única forma de detectar um nódulo.

O procedimento é seguro, feito com luvas descartáveis e lubrificante para garantir que o homem não vá sentir dor e desconforto durante a realização do exame.

Geralmente, após o exame de toque, o médico também solicita um PSA, exame de sangue que mede o antígeno prostático específico, substância que está em alta quando há a presença de um tumor na próstata.

Caso a suspeita seja grande, são solicitados ainda outros exames, como o ultrassom transretal, biópsia e cintilografia óssea.

Como participar

O movimento Novembro Azul ainda não é tão conhecido como o Outubro Rosa porém, vem crescendo mais e mais a cada ano. Para participar é fácil, você pode seguir algumas das dicas a seguir:

Deixe o seu bigode crescer durante o mês de Novembro;

Utilize roupas e acessórios azuis;

Pesquise sobre o câncer de próstata e fique por dentro das campanhas;

Ajude a quebrar o tabu a respeito do exame de toque;

Faça a diferença você também, participe!


Castanhel Vacinas em São Bento do Sul, clínica especializada em vacinas acreditada pela Sociedade Brasileira de Imunização. Fica localizada na Rua Wolfgang Ammon, 87 Edifício Milano, 3º andar Sala 34, Centro – São Bento do Sul, SC. Fones: (47) 3634-0694 – (47) 99189-6721 | E-mail: contato@castanhelvacinas.com.br

Dr. Eduardo Castanhel CRM 11935

Deixe seu comentário