Você sabia que a vacina da gripe protege até mesmo o coração?

Diferente de um simples resfriado, a gripe é uma doença muito séria, pode evoluir a casos extremos e levar à morte.

Todos deveriam tomar a vacina contra a influenza para protejer-se evitando os riscos da doença. Mas infelizmente alguns mitos fazem com que muitas pessoas fujam da vacinação.

Saiba algumas razões para se vacinar:

Gripe pode ser grave e levar à morte

O risco é maior para menores de cinco anos, maiores de 60 e, mulheres grávidas. Além de pessoas com diminuição da imunidade, ou que retirou o baço, ou ainda diabéticas que fazem uso da insulina. Para estes grupos a gripe pode trazer consequências sérias.

O vírus sofre mutação constante e a vacina fica obsoleta

Se você se vacinou no ano passado, é preciso repetir a dose neste ano, pois o vírus da gripe tem poder de mutação bastante elevado.
Isso quer dizer que, o vírus que estava circulando ano passado é diferente do desse ano, e a vacina antiga não tem mais eficácia.

Gripe pode causar pneumonia viral e bacteriana

O vírus da influenza pode causar a pneumonite viral. Uma infecção por esse vírus pode deixar o pulmão susceptível a infecções bacterianas, causando uma perigosa pneumonia bacteriana.

Quando os dois pulmões são acometidos pelas bactérias ou vírus, ocorre a Síndrome da Angústia Respiratória Aguda, que é a manifestação mais grave da gripe.

Saiba que vacina não causa gripe ou sintomas

Um dos maiores mitos em torno da imunização é dizer que ao tomar a vacina se contrai gripe.

A vacina é feita com vírus mortos e fracionados. É impossível uma pessoa tomar a vacina e ter gripe por causa dela.

A vacina é contra o vírus da influenza, outros vírus que causam resfriado ainda estarão circulando por aí.

Existem por exemplo o adenovírus, coronavírus, rinovírus, parainfluenza, entre outros, que podem causar sintomas menos graves que a gripe.

Protege mulheres grávidas, que deram à luz recentemente e bebês

É importante a vacinação de mulheres grávidas pelo fato de que nos nove meses gestacionais, possuem a imunidade diminuída.

E após dar à luz, a vacinação na mãe, protege indiretamente o bebê, pois os anticorpos passarão através da amamentação.

Atenção, o vírus da gripe pode infectar o coração

Chamado de miocardite viral. O vírus da gripe pode atacar o músculo cardíaco, causando uma inflamação. A consequência é um coração dilatado, com arritmias.

Fonte: Saúde – Saúde iG

A vacina da gripe atualizada você encontra na Clínica Médica e Vacinas Castanhel em São Bento do Sul – SC, acreditada pela Sociedade Brasileira de Imunização


Castanhel Vacinas em São Bento do Sul, clínica especializada em vacinas acreditada pela Sociedade Brasileira de Imunização. Fica localizada na Rua Wolfgang Ammon, 87 Edifício Milano, 3º andar Sala 34, Centro – São Bento do Sul, SC. Fones: (47) 3634-0694 – (47) 99189-6721 | E-mail: contato@castanhelvacinas.com.br

Dr. Eduardo Castanhel CRM 11935

Deixe seu comentário