Saiba mais sobre o HPV

A transmissão do HPV

Dr. Eduardo Castanhel
Dr. Eduardo Castanhel CRM 11935

Considerada uma doença sexualmente transmissível (DST), o HPV é uma infecção que atinge a pele e as mucosas, causando então, lesões denominadas verrugas ou também muito conhecidas por crista de galo.

O HPV pode atingir qualquer parte do corpo, independente das características da pessoa, se é homem, mulher, adulto ou criança e é transmitido via oral, vaginal ou anal.

Os tipos de HPV

Hoje, são conhecidos aproximadamente 150 tipos diferentes de HPV, onde cerca de 40 são encontrados nas mucosas genitais.

Dentre os 40, mais de 9 são considerados de alto risco, considerando-se os tipos 16 e 18 os mais prevalentes e que estão presentes em 70% dos casos de câncer do colo, útero, boca e garganta.

O HPV no homem

De acordo com pesquisas feitas nos Estados Unidos um em cada nove homens tem infecção oral pelo papilomavirus humano (HPV), atingindo 11,5 milhões de homens e 3,2 milhões de mulheres.

Com base nas pesquisas feitas por estudiosos da Flórida, o HPV 16 é sete vezes mais frequente nos homens do que em mulheres. Atingindo quase 2 milhões de norte-americanos homens, principalmente os com idade entre 50 e 69 anos.

Sintomas do HPV em homens

Nos homens, o HPV nem sempre apresenta sintomas, tornando-se então, mais difícil a identificação. No entanto, mesmo que não apresente nenhum sintoma que possa ser visto a olho nu, o vírus pode ser transmitido para seus parceiros através de contato íntimo.

Já em alguns casos, o HPV causa alteração das células, formando então verrugas que podem variar de tamanho. No homem, quando surgem, aparecem com mais frequência no ânus ou na cabeça do pênis, com possibilidade de surgir na garganta e na boca via sexo oral.

Diagnóstico e tratamento do HPV para homens

Os exames periódicos são fundamentais para diagnosticar o aparecimento do HPV em homens, ou através de exames como a colposcopia, realizados por um urologista, já que a doença muitas vezes não apresenta sintomas.

A partir do momento em que o homem apresenta os sintomas de HPV, é muito importante que comece o tratamento e evite doenças futuras como o câncer de pênis, ânus e garganta.

Muitas pessoas conseguem eliminar o vírus sem manifestações clínicas, porém o tratamento pode ser feito por meio de medicamentos receitados pelo médico ou até mesmo com cirurgias.

O tratamento, visa controlar os sintomas, eliminar as lesões causadas na pele e prevenir o contágio do vírus para outras pessoas, já que a eliminação do vírus é bem demorada.

Prevenção

A melhor forma de prevenção do HPV é por meio de vacinação, que protege contra os principais tipos de vírus causadores de câncer e verrugas genitais e com o uso constante de preservativos durante as relações sexuais.

Existem dois tipos de vacinas contra o HPV comercializadas que são aprovadas e registradas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA):

Vacina quadrivalente

Oferece proteção contra infecções persistentes e lesões pré-cancerosas causadas pelo HPV 6, 11, 16 e 18 e previne contra câncer de colo do útero, da vulva, da vagina, do ânus e verrugas genitais. No Brasil, é aprovada para meninas e mulheres de 9 a 45 anos de idade e para meninos e homens de 9 a 26 anos de idade na rede privada de saúde.

Vacina bivalente

Oferece proteção contra infecções e lesões causadas pelo HPV 16 e 18 e previne contra o câncer de colo e útero. É indicada para meninas e mulheres a partir dos 9 anos de idade.

A aplicação da vacina é feita em 3 doses, no esquema 0-2-6 meses e estimula a produção de anticorpos específicos para cada tipo de HPV. Desse modo, caso a pessoa seja infectada, não desenvolverá a doença e fica protegida.

Imunize-se contra o HPV você também, entre em contato com a Castanhel Vacinas, Clínica especializada acreditada pela Sociedade Brasileira de Imunização.


Castanhel Vacinas em São Bento do Sul, clínica especializada em vacinas acreditada pela Sociedade Brasileira de Imunização. Fica localizada na Rua Wolfgang Ammon, 87 Edifício Milano, 3º andar Sala 34, Centro – São Bento do Sul, SC. Fones: (47) 3634-0694 – (47) 99189-6721 | E-mail: contato@castanhelvacinas.com.br

Dr. Eduardo Castanhel CRM 11935

Deixe seu comentário