Você sabia que existe vacina contra pneumonia pneumocócica?

Muita gente não sabe, mas existe uma eficaz vacina contra pneumonia pneumocócica.

Caso desconheça, saiba de que não é só você. Um estudo realizado com 3.253 latino-americanos acima de 50 anos, incluindo o Brasil, mostra que 49% da população não sabe que a vacina para pneumonia pneumocócica existe.

Principalmente os grupos que estão nos extremos da vida, crianças menores de 5 anos e idosos, a pneumonia representa uma grave ameaça e apenas a vacina para bebês é difundida entre a população.

É sabido de que baixas temperaturas favorecem a transmissão de doenças infectocontagiosas.

Ao contrário da gripe, em que a vacinação é altamente divulgada como uma maneira de prevenção da doença, a pneumonia pneumocócica, de origem bacteriana, quase a metade da população, desconhece a existência de uma vacina preventiva.

De acordo a OMS (Organização Mundial de Saúde), ocorrem 1,6 milhão de óbitos causados por pneumonia por ano. No Brasil, é a segunda doença mais comum.

A pneumonia é uma infecção que atinge os pulmões e traz sintomas como tosse, febre alta, dor no tórax, falta de ar, fraqueza e frequência cardíaca elevada.

A bactéria causadora da pneumonia, a pneumococo, pode ser transmitida entre pessoas por contato direto com secreções respiratórias, como muco e saliva.

Como outras doenças infecciosas, lavar as mãos regularmente e desinfetar superfícies compartilhadas ajudam a prevenir a doença.

Saiba que a forma mais eficaz e secura para prevenção da pneumonia pneumocócica, é através da vacina.

Hoje a cada dez casos de gripe quatro são hospitalizados e podem evoluir para pneumonia.

O pneumococo é uma bactéria agente causador de doenças pneumocócicas invasivas (pneumonias bacterêmicas, meningite, sepse e artrite) e não-invasivas (sinusite, otite média aguda, conjuntivite, bronquite e pneumonia).

A doença pneumocócica além de poder levar infecções graves aos pulmões, causando pneumonia, também é capaz de causar sérias infecções no sangue, com possível avanço a uma infecção generalizada. Quando atinge a membrana que reveste o cérebro, causa a meningite.

Estas infecções pneumocócicas graves, levam à hospitalização, e alguns casos, até mesmo à morte.

Atualmente a preocupação de imunização ocorre apenas para a vacina da gripe, mas o ideal, principalmente os idosos, seria também a realização da vacina da pneumonia.

Previna-se, vacine-se e proteja-se.


Clínica de Vacinas Castanhel – Acreditada da SBIM (Sociedade Brasileira de Imunização)
Dr. Eduardo Castanhel CRM 11935

Deixe seu comentário