Neste ano a vacina contra gripe terá nova cepa do vírus H1N1; entenda o porquê da nova composição

https://i1.wp.com/castanhelvacinas.com.br/blog/wp-content/uploads/2017/03/dreduardo-150x150.jpg?resize=150%2C150A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, divulgou recentemente a composição da vacina contra a gripe que estará disponível no Brasil neste ano de 2017.

Desde 2010 não recebia reformulação com nova cepa do vírus influenza A/H1N1. Devido a constatação de que o vírus sofreu modificações genéticas, essa nova composição foi necessária.

O vírus da gripe sofre mutações constantes, desta forma, a Organização Mundial da Saúde, a OMS, com base em amostras de pacientes do mundo tudo, faz análises de quais serão os vírus influenza que circularão no inverno do hemisfério norte e sul.

A partir destas informações da OMS, a Anvisa define qual deve ser a composição da vacina no ano. Estes estudos e análises começam muito antes do inverno, pois o processo de desenvolvimento da vacina é complexo, leva em média 6 meses.

Conforme resolução publicada pela Anvisa no Diário Oficial da União, a vacina de Influenza trivalente de 2017 terá os seguintes vírus:

  • Influenza A (H1N1), subtipo Michigan/45/2015
  • Influenza A (H3N2), subtipo Hong Kong/4801/2014
  • Influenza B, subtipo Brisbane/60/2008

Já a vacina de Influenza tetravalente deve conter, além dessas três cepas, o vírus Influenza B, subtipo Phuket/3073/2013.

Do ano passado para este, a mudança na composição da vicina da gripe será a cepa do vírus Influenza A (H1N1), os demais são os mesmos.

Independente da composição da vacina contra gripe, a vacinação é a melhor forma de se prevenir contra o vírus da gripe, principalmente os grupos vulneráveis.

Pois mesmo que as cepas dos vírus permanecem as mesmas de um ano para o outro, a quantidade de anticorpos diminui com o passar dos meses, diminuindo também o grau de proteção.

Qual o melhor período a se vacinar?

A imunização deve ser realizada antes da chegada do inverno, entre os meses de abril e maio. Vacinar é a melhor forma de se proteger de muitas doenças, entre elas a gripe que faz milhares de vítimas no inverno em todo o mundo.

 


Clínica de Vacinas Castanhel – Acreditada da SBIM (Sociedade Brasileira de Imunização)
Dr. Eduardo Castanhel CRM 11935

Deixe seu comentário