Dengue: uma ameaça maior com a chegada da primavera e verão

Dr. Eduardo Castanhel
Dr. Eduardo Castanhel CRM 11935

O Aedes Aegypti

Você já deve ter ouvido falar no Aedes aegypti, não é mesmo? Pois bem, o Aedes é um mosquito originário da África e transmissor da dengue. O mesmo, é menor que os mosquitos comuns, possui coloração marrom, uma faixa branca de cada lado do tórax e possui um ruído que muitas vezes não pode ser ouvido pelo ser humano.

Dados epidemiológicos

O número de pessoas infectadas pelo mosquito, é assustador. Somente no ano de 2016, foram cerca de 2,3 milhões de casos registrados na América Latina, sendo que 65% dos casos no Brasil.

No Estado de Santa Catarina, neste ano, no período de 01/01 a 16/09, foram identificados 8.658 focos do mosquito em 139 municípios, tendo um aumento de 38,9% de focos se comparado ao mesmo período no ano de 2016.

No mesmo período em 2017, já foram notificados 1.995 casos de dengue em SC, dos quais foram confirmados 12 até agora de acordo com os dados do Governo do estado.O Brasil é um dos alvos preferidos do Aedes aegypti com a chegada da primavera e do verão, devido ao clima quente e úmido das cidades brasileiras, fator que começa a preocupar as autoridades do país.

Doenças transmitidas pelo Aedes aegyptiA fêmea do Aedes aegypti pica as pessoas pois precisa de sangue para amadurecer os seus ovos, caso esteja infectada, pode transmitir várias doenças, como febre amarela, zika vírus, chikungunya e a mais preocupante de todas, que é a dengue.

Essas doenças apresentam sintomas parecidos porém, possuem níveis de gravidade diferentes. Podemos citar como principais sintomas da dengue: fortes dores de cabeça, febre, moleza no corpo, cansaço e náuseas.

Formas de prevenção

O que nem todos sabem, é que existem formas de prevenção contra a doença, dentre as quais podemos citar:

Vacina:

importante para o controle de contaminação.

Os locais onde são depositados os ovos:

Como criadouro, a fêmea do mosquito utiliza os mais variados tipos de recipientes que podem acumular água parada, como pneus, vasos de plantas, caixas d’água descobertas, piscinas, entre outros. É importante sempre despejar a água parada caso haja em algum recipiente;

A vacina

No Brasil, a vacina para imunização contra a dengue, é encontrada em Clínicas especializadas. Para imunização é necessárias três doses da vacina com intervalos de seis meses cada.

Indicada para pessoas com 9 a 45 anos de idade.Há contra indicações do medicamento em gestantes, mulheres que amamentam, pessoas com imunidade baixa, em estado febril e portadoras de HIV.

A vacina ainda pode apresentar efeitos colaterais como febre, dores de cabeça e dor no local da vacinação em algumas pessoas, porém, depende muito do organismo de cada um.

Da França para o Brasil

A Dengvaxia, comercializada no Brasil, é importada da França e possui como produtor, o laboratório Sanofi Pasteur. A vacina é a única que possui autorização para ser aplicada no mundo.

Onde encontrar em nossa região:

No planalto norte Catarinense a vacina da Dengue pode ser encontrada na Castanhel Vacinas em São Bento do Sul, clínica especializada em vacinas acreditada pela Sociedade Brasileira de Imunização. Fica localizada na Rua Wolfgang Ammon, 87 Edifício Milano, 3º andar Sala 34, Centro – São Bento do Sul, SC. Fones:  (47) 3634-0694  (47) 99189-6721 E-mail: contato@castanhelvacinas.com.br

Deixe seu comentário