dTpa - Triplice Bacteriana Acelular

dTpa - Triplice Bacteriana Acelular

A vacina dTpa - Tríplice Bacteriana Acelular protege contra a difteria, tétano e coqueluche. São três vacinas em uma única aplicação, causando menos reações por ser acelular.

Previne contra doenças infecciosas de alta transmissibilidade que podem acarretar complicações secundárias como a pneumonia, otite média, ativação da tuberculose latente, enfisema pneumotórax, entre outras.

Recomendada para grávidas após a 20ª semana de gestação para proteção própria e do bebê de forma indireta por meio de passagem de anticorpos por meio da plascenta. A medida resulta na proteção do bebê nos primeiros meses de vida  até que se complete seu esquema vacinal.

difteria é uma doença causada pela bactéria Corynebacterium Diphtheriae, transmitida por tosse e espirros é responsável por causar inflamações nas amígdalas e laringe, em casos mais severos pode ocorrer grande inchaço nessas regiões, causando o bloqueio total da respiração.

O tétano é uma bactéria que entra no corpo atravéz de ferimentos, as bactérias entram na corrente sanguínea e liberam toxinas que bloqueiasm os sinais neurológicos, e causam fortes espasmos com fortes dores. Outros sintomas podem ser a rigidez muscular do pescoço e abdômen, os espasmos podem impedir a respiração e causar a morte.

A coqueluche se caracteriza por tosse seca e comprida. Pode causar danos a traquéia e brônquios. A doença é transmitida por tosse, espirros e saliva. Pode causar a morte por insuficiência respiratória e broncoaspiração.

A vacina pode ser aplicada a partir dos 4 anos em uma única dose para reforço, e após, deve ser feito o reforço a cada 10 anos.