Existem diferenças entre vacinas da rede pública e vacinas da rede privada?

Dr. Eduardo Castanhel
Dr. Eduardo Castanhel CRM 11935

Entenda algumas diferenças entre vacinas oferecidas na rede pública e vacinas da rede privada

Tanto as vacinas disponibilizadas na rede pública de saúde quanto as da rede privada, são seguras, de qualidade e garantem a proteção da criança porém, parte das vacinas oferecidas pela rede pública apresentam diferença quanto as da rede privada.

Veja a seguir quais são essas diferenças e como pode afetar a saúde do seu filho

Tríplice bacteriana DTPa e Tríplice bacteriana DTPW

As vacinas de tríplice bacteriana visam proteger a criança de doenças como difteria, coqueluche e tétano.
Na rede pública de saúde, é encontrada a DTPW, a qual é produzida com as células inteiras da bactéria.

Enquanto na rede privada é disponibilizada a DTPa, que é acelular, ou seja, não é feita a partir das células inteiras, mas sim com proteínas, portanto, a DTPa é considerada uma vacina mais purificada, contém somente o necessário para deixa o ser humano protegido.

Existem casos de crianças que tomaram a primeira dose da vacina na rede pública de saúde e apresentaram febre prolongada e outras reações adversas.

Caso isto ocorra, é indicado que as outras doses fornecidas sejam de DTPa.
Fique atento ao intervalo entre as vacinações.

As vacinas de tríplice bacterina devem ser tomadas em cinco doses (2, 4, 6, 15 meses e 4 a 6 anos).

Vacina Haemophilus influenzae tipo B e seus reforços

Bactéria causadora de uma série de doenças como pneumonia, dor de ouvido, inflamação na epiglote, meningite, inflamação nas articulações, entre outras, a Haemophilus influenzae tipo B atinge especialmente crianças de até 5 anos de idade.

A vacina de prevenção, é fornecida na rede pública e privada de saúde, diferenciando-se apenas pela quantidade de doses.

Na rede pública, são fornecidas três doses, consideradas suficientes para a imunização da população. Já na rede privada, são fornecidas quatro doses, onde a 4ª é mais como um cuidado extremo.

Vacina rotavirus monovalente e vacina rotavirus pentavalente

O rotavirus tem como sintomas a febre alta, vômito e diarreia, atingindo principalmente crianças entre seis meses e dois anos de idade.

A vacinação é via oral, por vírus vivo, portanto há diferença entre a vacina oferecida na rede pública e na rede privada de saúde.

Na rede pública, é oferecida a vacinação monovalente, ou seja, ela é capaz de proteger a criança apenas de um sorotipo do rotavirus e oferece proteção cruzada contra outro sorotipo. É aplicada em duas doses.

Já na rede privada, a vacina oferecida é pentavalente, a qual imuniza a criança de cinco sorotipos diferentes de rotavirus e é aplicada em três doses.

A criança que iniciou a imunização em uma das redes de saúde, deve continuar se imunizando com as demais doses na mesma rede, com o mesmo produto.

Caso o seu filho tenha tomado a vacina pentavalente, atente-se aos prazos entre uma vacina e outra para que haja uma maior proteção.

Vacina pneumocócica conjugada 10 e vacina pneumocócica conjugada 13

As vacinas pneumocócicas servem para imunizar as crianças de doenças como pneumonia, meningite e otite média aguda, causadas pela bactéria Streptococcus pneumoniae.

Na rede pública de saúde, é encontrada a vacina pneumocócica conjugada 10 (VPC 10), a qual protege a criança de dez subtipos de pneumococos.

Enquanto na rede privada, é oferecida a vacina pneumocócica conjugada 13 (VPC 13), que oferece proteção contra treze subtipos de pneumococos.

As duas vacinas são seguras e possuem os principais pneumococos, portanto, a VPC 13 oferece imunização contra mais três subtipos.

A VPC 13 possui três doses (2,4 e 6 meses e um reforço de 12 a 15 meses) e a VPC 10 duas doses.

Caso o tratamento inicie na rede pública, a 3ª dose e o reforço podem ser aplicados na rede privada de saúde, desde que seja respeitado o intervalo de dois meses entre uma vacina e outra.

Vacina Influenza

Para imunização contra a gripe, a vacina influenza disponível na rede pública de saúde é oferecida a trivalente.

Já na rede privada é oferecida além da trivalente, a tetravalente, que oferece a proteção a mais para outro subtipo do vírus Influenza B, o Victoria.

Meningocócica conjugada C e meningocócica conjugada ACWY

As vacinas meningocócicas conjugadas servem de imunização contra meningites.

Na rede pública de saúde, é encontrada a vacina meningocócica conjugada C e na rede privada a versão ACWY.

As duas diferenciam-se pela proteção. A conjugada C, protege somente contra o tipo C, enquanto a ACWY oferece proteção contra esses quatro tipos.

O tipo C é o responsável por 70% das meningocócicas do país, embora o tipo W venha aumentando muito a participação, afetando 20% das meningocócicas no Brasil.

Hepatite A

A diferença entre a vacinação na rede pública e privada de saúde contra a hepatite A, está na quantidade de doses. Na rede pública, a criança é vacinada uma vez, com um ano de idade, portanto, na rede privada, é dada uma segunda dose seis meses após a primeira para garantir imunização também na vida adulta.

Varicela

A vacina da varicela protege crianças de catapora, portanto, assim como a vacina contra a hepatite, a diferença entre as vacinações da rede pública e privada de saúde, estão na quantidade de doses.

Na rede privada, são fornecidas duas doses, o que garantirá de fato a imunização da criança, enquanto na rede pública, é aplicada apenas uma dose para evitar que a pessoa contraia a doença.

Fique atento aos prazos de cada vacina e a idade adequada para que seu filho tome cada uma delas. Garanta a sua imunização e evite doenças!


Castanhel Vacinas em São Bento do Sul, clínica especializada em vacinas acreditada pela Sociedade Brasileira de Imunização. Fica localizada na Rua Wolfgang Ammon, 87 Edifício Milano, 3º andar Sala 34, Centro – São Bento do Sul, SC. Fones: (47) 3634-0694 – (47) 99189-6721 | E-mail: contato@castanhelvacinas.com.br


Dr. Eduardo Castanhel CRM 11935

 

Deixe seu comentário