Alerta para a Febre Amarela

Os recentes surtos de febre amarela registrados em vários municípios brasileiros têm levantado a população a muitas dúvidas.

 

É comum nos perguntarmos:

Febre amarela pega de humano?

O macaco transmite a febre amarela?

Quem pode/deve fazer a vacina?

Vamos começar do princípio.

O que é febre amarela?

Dr. Eduardo Castanhel CRM 11935

A febre amarela pertence à classificação das arboviroses, assim como a dengue, zika e o chicungunha, mas os sintomas são muito diferentes. É causada por um vírus (flavivírus) e transmitida por mosquitos chamados de Haemagogus e Sabethes (em região silvestre) e Aedes (em área urbana). Apesar das duas formas não há diferença de sinais e sintomas, e o paciente pode ficar com o corpo todo amarelo.

Por enquanto não há relatos de transmissão de febre amarela direta entre pessoas. O vírus ocorre em locais de clima tropical sendo mais comum na América do Sul e na África. É considerado um vírus perigoso, pois pode causar formas graves de doença, mas a maioria das pessoas não apresenta sintoma e evolui para a cura.

Quais são os fatores de risco?

Pessoas que nunca entraram em contato com o vírus da febre amarela ou nunca foram vacinadas possuem risco de contraí-la quando viajam para locais em que a doença exista. O risco é maior para idosos com mais de 60 anos e qualquer um com imunodeficiência, como portadores do HIV/Aids, transplantados e pessoas com doenças reumatológicas que usam imunossupressores.

Quais são os sintomas?

A maioria dos infectados não apresenta sintomas. Quando surgem, são febre baixa, dores musculares em todo o corpo, principalmente nas costas, dor de cabeça, dor nas articulações, náuseas, vômito e fraqueza.

Os sintomas duram entre três e quatro dias e vão diminuindo até desaparecer, mas alguns pacientes podem ter sintomas mais graves cerca de 24 horas após a recuperação do quadro simples ou passar pelo ciclo da doença de forma rápida, podendo atingir vários órgãos do corpo, principalmente o fígado e os rins. Os sintomas dessa fase são febre alta, icterícia (amarelidão) pela inflamação no fígado, vômitos com sangue, urina escura, sangramentos de pele e olhos avermelhados. Casos mais graves podem levar o paciente a morte.

Macacos transmitem febre amarela?

Não, os únicos transmissores do vírus da febre amarela silvestre no Brasil são os mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes. Além de serem tão vítimas quanto os seres humanos, macacos e outros mamíferos auxiliam na detecção precoce de possíveis surtos. Matá-los é brutalidade injustificável.

Diferenças entre febre amarela silvestre e urbana. Só o transmissor?

O vírus não muda. Na área urbana quem mantém o ciclo é o homem e o Aedes Aegypti e, na área silvestre é o Haemagogus e os Sabethes, além dos macacos que vivem nas regiões, sendo as principais espécies — bugio, prego e o sagui.

As medidas de prevenção são iguais?

Sim, por meio da vacina. Na área urbana conseguimos fazer o controle do Aedes, e na área silvestre isso já é mais difícil. Vacina continua sendo a forma mais importante nas duas situações.

Quem deve tomar a vacina contra a febre amarela?

A vacina está indicada a partir dos 9 meses de idade. Porém, em condições de surto, poderá ser antecipada para os 6 meses de idade. A aplicação é por via subcutânea. No Brasil, são recomendadas duas doses. Em crianças, a primeira dose aos 9 meses e uma dose de reforço aos 4 anos.

Crianças maiores de 5 anos de idade não vacinadas, ou adultos não vacinados: deve ser aplicada uma dose, com um reforço em 10 anos. Maiores de 5 anos com uma dose realizada antes dos 5 anos de idade: uma dose de reforço.

Tenho a vacina há mais de dez anos. Estou desprotegido(a)?

Depende. Se você tomou apenas uma dose, sim, deve receber a segunda. Caso já tenha recebido as duas, independentemente do tempo, não é necessária nova aplicação. Deve-se destacar que não é preciso reiniciar o esquema se houver atraso, basta completar.

Tenho alergia ao ovo. Posso receber a vacina?

Pessoas que têm alergia grave (anafilaxia) ao ovo de galinha e seus derivados não devem receber a vacina contra febre amarela. Mas atenção: intolerância, que causa desconforto estomacal e gases, é diferente da anafilaxia, que pode levar até a morte.

Se a pessoa estiver gripada, pode mesmo assim tomar a vacina?

Gripe sem febre nas últimas 24 horas não contraindica a vacinação, mesmo que ainda persistam sintomas de tosse, nariz entupido ou dor de garganta.

Como se pode evitar a febre amarela?

A forma mais eficaz de evitar a febre amarela é por meio da imunização. A vacina é constituída de vírus vivo atenuado, isso quer dizer que ele foi enfraquecido para não causar doenças em pessoas saudáveis. O vírus age estimulando o organismo a produzir a própria proteção contra o vírus e o efeito aparece cerca de 10 dias após a injeção. Apresenta eficácia acima de 97,5%, e a proteção persiste por mais de 40 anos.

Por que alguns casos evoluem para morte e outros não?

A suspeita e diagnóstico com notificação rápida e precoce são importantes para hospitalização e início de cuidados intensivos. Alguns pacientes possuem alteração no sistema imunológico e podem fazer complicações graves, como hepatite e insuficiência renal (lembrar que a vacina, que é de vírus vivo atenuado, é contraindicada em pacientes com doenças autoimunes e uso de imunossupressores), que aumentam a mortalidade.

O sistema de saúde desde a prevenção, passando pela vacinação, diagnóstico e até o tratamento com suporte avançado em unidade de cuidados intensivos, deve funcionar para tentar diminuir a mortalidade. É uma doença grave com mortalidade relativamente alta; entretanto algumas mortes podem estar associadas ao diagnóstico tardio ou falta de cuidados intensivos.

Bom, como podemos ver é necessária atenção para a questão da febre amarela. Para o bem estar de toda a sua família faça a vacina!


Clínica de Vacinas Castanhel – Acreditada da SBIM (Sociedade Brasileira de Imunização)

Dr. Eduardo Castanhel CRM 11935

Deixe seu comentário